Dia Internacional da fotografia

Hoje, 19 de agosto, é o Dia Internacional da Fotografia. Uma data pouco conhecida, apesar da importância que a fotografia tem em nossas vidas, por isso, raramente celebrada. A data foi escolhida pela Academia de Belas Artes Francesa, pois segundo a história, no dia 19 de agosto de 1839, teria sido apresentada publicamente por Louis Jacques Mandé Daguèrre a primeira imagem produzida por um processo fotográfico.

Mas a história da fotografia tem inicio muito antes. Cerca de quinhentos anos antes de Cristo, o chinês Mo Tzu já conhecia o princípio óptico da câmera escura, embora haja quem atribua a responsabilidade pelo início dos comentários esquemáticos da câmera escura ao filósofo grego Aristóteles.

Por volta de 1554, Leonardo da Vinci descobriu o princípio da câmera escura, onde a luz refletida por um objeto projeta fielmente sua imagem no interior de uma câmera escura, se existir apenas um orifício para a entrada dos raios luminosos. Baseado neste princípio, os artistas simplificam o trabalho de copiar objetos e cenas, utilizando câmeras de diversos formatos e tamanhos. Entravam dentro de suas câmeras e tinha acesso a imagem refletida em uma tela presa na parede oposta ao orifício da câmera.

Os passos seguintes desta evolução foram a adaptação de uma lente no orifício, que melhorou o aproveitamento da luz; um espelho foi adaptado para rebater a imagem na tela; mecanismos foram desenvolvidos para facilitar o enquadramento do tema, etc.. Com os aperfeiçoamentos a caixa ficou cada vez menor e o artista passou a trabalhar do lado de fora, tracejando a imagem protegida por um pano escuro.

Embora Daguèrre tenha ficado conhecido como o “inventor” da fotografia, ao conseguir registrar imagens em uma chapa revestida com prata e sensibilizada com iodeto de prata e vapor de mercúrio, a foto só foi possível graças aos estudos iniciados em 1826, ou seja, 12 anos antes, em parceria com Niépce, que morreu em 1833 antes de ver seu invento se tornar público.

Por ser pintor e químico, Daguèrre usou de sua diversidade de conhecimentos, que o levou a juntar dois processos independentes, um químico e outro óptico para alcançar o processo que futuramente seria denominado fotografia. Inicialmente sua invenção foi batizada de daguerreótipo.

Mas a popularização do processo fotográfico se deu em 1850, quando Talbot, desenvolveu uma forma de reproduzir as fotografias em papel, a partir de negativos. A partir daí a fotografia rapidamente se espalhou pelo mundo, e ganhou importância tanto para registrar a história da humanidade como disciplina artística. Foi através da fotografia que puderam ser registrados fatos como guerras, catástrofes, eventos esportivos e muitos outros.

Como se vê a fotografia não teve um inventor, mas vários. A partir do invento de Daguèrre aperfeiçoado por Talbiot, em 1867 o físico francês Louis Ducos anunciou a fotografia colorida, sendo que em 1880 o norte-americano George Eastman começou a popularizar a fotografia, com a invenção da primeira câmera fotográfica portátil e o filme embalado em rolos.

O resto da história a maioria das pessoas conhece. A fotografia, que tem como base o processo de revelação foi cedendo espaço para a fotografia digital que grava as imagens em meio eletrônico que também podem ser impressas em papel. Hoje a fotografia em rolos de filmes que precisam ser revelados está praticamente extinta, embora existam alguns teimosos que ainda se utilizam deste meio para registrar suas imagens.

Talvez não exista algo tão popular nos dias atuais como a fotografia, espaço este, em boa medida conseguido através da fotografia digital. Com a convergência do celular e a câmera fotográfica praticamente todo usuário de um celular tem em suas mãos uma câmera digital com facilidades de fotografar, e em muitos casos, de filmar.

Preciso, informal, detalhista, artista, seja qual for o seu tipo, é certo que você é um fotografo, portanto, te convido a celebrar a data de hoje, lembrando que tudo começou a muitos séculos atrás, com um sonho. Hoje com uma câmera na mão você também pode realizar um sonho ou, pelo menos, registrar momentos memoráveis.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.