Publicado originalmente em 10/05/2009
Eu acredito em amor incondicional de mãe. Acho que as mães têm esta capacidade, talvez porque a magia de gerar um filho toca na essência do ser humano. Criar este filho, oferecendo proteção e carinho, desde os primeiros dias de vida, transpõe os limites do amor e da dedicação.
Ser mãe significa nascer para uma nova vida. Quando nasce um filho, nasce uma mãe, até então unicamente mulher. A cada novo filho uma nova mãe renasce.
Ser mãe é oferecer conforto, carinho e atenção desde o primeiro dia de vida de seus filhos. Sim, porque começamos a nascer desde o momento da concepção e durante o período de gestação, a mãe empresta o seu corpo para gerar um novo ser, desafiando a sua própria vida. Talvez este período tivesse que se chamar convicção e não gestação, porque ser mãe requer muito mais que dom, requer convicção.
Ser mãe significa ouvir com o coração, mesmo porque as mães aprendem a ouvir os filhos quando estes ainda não estão prontos para nascer, e seguem ouvindo-os da mesma maneira pelo resto da vida. Mãe tem a capacidade de esquecer tudo, incluindo seus próprios problemas, para ouvir os filhos, e oferecer algo mais do que atenção.
Ser mãe significa perder a noção de perigo para defender os filhos, mesmo depois de adultos. Mãe pode sentir a dor de um filho de perto ou de longe, talvez por instinto, talvez porque os filhos jamais se desprendem de seus corpos.
Ser mãe significa desenvolver capacidade de perdão sem restrições. Mãe chora no canto, se mostra forte, enxuga as lagrimas e segue em frente. Mãe ouve em silencio, mesmo quando tem todo o direito de falar, gritar, esbravejar.
Ser mãe significa desenvolver capacidade de criar fantasias como as crianças. Mesmo nas adversidades a mãe tem a capacidade de levar seus filhos a viagens fantásticas pelo imaginário, subir em árvores, pular amarelinha e contar histórias.
Ser mãe é ter habilidade de educar os homens, pequenos e grandes. Mãe olha para os homens adultos e é capaz de enxergar a criança que foram e para os pequenos enxergar os adultos que serão.
Ser mãe significa despir-se de preconceitos e vaidades para saciar a fome de sua cria. Como uma leoa a mãe é capaz de buscar o alimento, e mesmo faminta, esperar que seus filhos se alimentem primeiro, muitas vezes ficando sem nada. A mãe não mede esforços e não vê barreiras para alimentar os filhos.
Ser mãe significa doar-se por inteira, sem esperar nada em troca. Acompanhar o crescimento do filho, seus primeiros passos, suas primeiras palavras é motivo de felicidade extrema. Um simples sorriso, um olhar, um abraço é tudo que uma mãe espera de um filho. Nada mais.
Ser mãe é ter a capacidade de entender que os filhos são para sempre, sem ser sua propriedade. As mães entendem que os filhos devem ser criados para o mundo, sabem que tem que os ver crescer com os olhos e deixá-los seguir em frente. Mãe se orgulha dos filhos, independentemente de suas características físicas, habilidades ou capacidades.
Para uma mãe os filhos sempre serão eternos, poque ser mãe é para sempre!